Desde muito novo, Caio gostava de inventar coisas. Gostava de fazer animações e desenhos no computador, de programar, criava logotipos para produtos imaginários, também gostava de fazer colagens, desenhar roupas e criava até origami. Apesar de já saber que a profissão Designer Gráfico se conectava com tudo isso, Caio optou pelo jornalismo, pois também gostava bastante de ler e escrever. Ele queria escrever para revistas.
No primeiro ano de jornalismo, Caio se envolveu no projeto do site do curso e acabou indo para o lado visual, desenhava e programava páginas. Achava aquilo fantástico, foi aí que ele decidiu fazer vestibular para Designer Gráfico. Começou o curso, deixou de escrever textos, e atualmente segue feliz na carreira de Designer Gráfico.
E você? Está pensando em entrar no mercado de Design Gráfico também?
Se você realmente tem interesse nesse assunto, continue nessa leitura e saiba tudo sobre a profissão Designer Gráfico. Nela você pode identificar algum gatilho para que abrace definitivamente esse mercado.
Vamos lá?
O Curso de Design Gráfico
Ao se formar na área do Design Gráfico você será um Designer, um profissional apto a trabalhar em projetos de comunicação visual em diversos tipos de empresas, a depender de sua formação.
Existem Designers que trabalham com:
- Editoração.
- Diagramação.
- Uns se enveredam para o lado de arte.
- Outros vão para a indústria criar embalagens para objetos ou móveis, por exemplo.
- Outros para a área da moda
- E até mesmo há Designers na área Audiovisual
Independente da área do Design Gráfico que você escolher, um Designer passa em média quatro anos cursando uma faculdade para obter diploma de graduação.
Durante o curso de Design Gráfico você vai estudar uma variedade de temas associados à:
- Tecnologia.
- Arte.
- Estética.
- Entre outros assuntos.
E tudo mais para lhe dar bagagem para planejar com qualidade e segurança um projeto de comunicação visual.
Além do curso superior, você também pode fazer um curso tecnólogo de Design Gráfico com duração média de dois anos.
Será uma grade curricular mais enxuta voltada para o lado mais técnico da profissão, mas é um caminho mais rápido para você sair da sala de aula e ocupar um cargo em uma empresa ou trabalhar por conta própria.
Vale destacar que esse conhecimento pode ser adquirido de modo formal (curso superior, tecnólogo, etc.) ou autodidata.
Para ser um Designer Gráfico, quais ferramentas você precisa dominar?
Ao seguir carreira de Designer Gráfico você precisa ter em mente que apenas ter bom senso estético e criatividade não são suficientes para te fazer um profissional de destaque.
Devido às características extremamente técnicas da área, você enquanto Designer Gráfico precisa dominar algumas ferramentas de design para efetivamente tirar suas ideias do papel para desenvolver um ótimo conceito.
Por exemplo:
- Illustrator.
- Cinema 4D.
- CorelDraw.
- Premiere.
- After Effects.
- Photoshop.
- InDesign, e outras.
Acesse aqui e conheça todos os softwares para designers da Adobe.
Mercado de trabalho para profissão Designer Gráfico
Esse mercado está em expansão e atualização constante; principalmente por conta que a qualidade visual de um produto ou marca faz toda a diferença, vez que clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas já estão atentas à isso.
Ademais, com as mídias em ascensão, os profissionais de Designers Gráfico vem sendo muito solicitados para criação de projetos para grandes, médias e pequenas empresas.
E o salário de um Designer Gráfico?
Bom, o salário de um Designer Gráfico varia de acordo com a região, experiência do profissional, porte da empresa e mais alguns outros fatores.
Por exemplo, um estagiário Designer Gráfico não ganha o mesmo que um Designer Sênior.
Mas a chave nesse caso é: Atualize-se sempre nessa área.
Assim é possível você obter melhores retornos financeiros que esse mercado pode oferecer na região em que você pretende atuar.
Portanto, agora que você sabe mais sobre a profissão Designer Gráfico, invista em sua carreira e abrilhante com seus projetos.
Um forte abraço.