Sua empresa precisa vender mais? Você precisa de mais lucro?
Se você atua ou pretende atuar com sua empresa dentro do marketing digital, saiba que faz o melhor que poderia, já que é dentro dessa rede online que milhões de pessoas e clientes estão todos os dias, assim sendo, quanto mais presença digital sua marca tem nos mecanismos online, mais fácil de fazer clientes e vender!
Vamos entender melhor este assunto pra potencializar ainda mais seus negócios?
Funil de vendas: Mas o que é isso?
O funil de vendas é considerado como um conjunto de etapas que pode ser utilizado para quem tem o objetivo de converter vendas e levar os clientes ao passo de comprar produtos e serviços.
Um bom funil é desenvolvido em todo um processo inteligente, onde se exigem-se gatilhos e inbound marketing ou o outbound marketing, a depender de cada necessidade de venda e de estratégia.
Esse funil envolve uma jornada de compra, onde o cliente segue alguns passos, mesmo sem notar.
Vamos falar primeiro sobre as etapas:
- Primeiro, o cliente segue a jornada de aprendizado e descoberta, nesse ponto, o cliente ainda não sabe o que esperar da marca ou oferta em si. O comprador pode nem saber que precisa do que você tem para oferecer para ele, e nesse caso, é você quem vai guiá-lo nessa orientação! É nesse ponto que se desenvolve o despertar do cliente para aquilo que você deseja vender. Compreendido?
- Segunda etapa é do reconhecimento do problema… nessa etapa aqui o comprador consegue identificar que possui um problema, e é aqui que você consegue oferecer mais eficazmente suas ofertas como saída, ou seja, SOLUÇÃO!
- Etapa da consideração da solução: nesse ponto o comprador já sabe que precisa realmente de uma solução, exemplo: o atendimento de um dentista, a compra de um item em questão, a assessoria de uma empresa e assim por diante. Então ele começa a avaliar como sua empresa, seu negócio e sua marca podem ajudá-lo nesse sentido de resolver o problema que ele tem.
- Etapa da decisão de compra: Aqui o cliente pensa assim “vale a pena comprar dessa empresa”? Ele pesquisará, verá os seus diferenciais diante a concorrência e pesará na “balança” tudo isso. Validará preço, valor, tipo de atendimento e assessoria prestada e a partir disso, tomará a decisão da compra, se opta por sua empresa ou se pela da concorrência.
E como todo esse funil pode ser desenvolvido?
Na verdade, de várias formas. O funil pode ser desenvolvido a partir de landing pages, artigos em blog, entre outros, sempre quando você quer fazer uma oferta, pode desenvolver uma estratégia de e-mail marketing para fortalecer relacionamento com clientes e assim ter mais poder de vendas, dentre outros métodos inclusivos do marketing digital.
As possibilidades são muitas, embora para cada tipo de segmento e empresa são necessários mapeamentos e estratégias diferenciadas;
Para saber mais entre em contato conosco e ficaremos felizes em poder ajudar!