Identidade visual – o que é e sua importância no design

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Se você quer aprender sobre Identidade Visual, você está no lugar certo!

“Nossa, como André entende sobre filmes. Não assisto a uma premiação sem lembrar dele”. “Caramba, sempre que eu vejo alguém vestido com estampas florais lembro da Maria. É sua marca registrada!”.

Agora pense em você por um momento; todas suas características. Existem aquelas excelentes que saltam os olhos dos outros e te fazem, de certa forma, ser lembrado(a).

Até aquelas que não são tão boas, os aspectos da personalidade e aparência importam – você tem um nome, e uma imagem só sua que o(a) diferencia dos demais.

Isso é identidade visual!

Dentro do Design, para que uma marca seja reconhecida positivamente e tenha sucesso em seu nicho de atuação, você deve defini-la e destacar suas melhores qualidades para deixa-la interessante e única e isso você faz através da identidade visual.

Mas você sabe realmente o que é identidade visual e sua importância no design?

Nós vamos te contar aqui nessa leitura; acompanhe!

Identidade visual – o que é

Identidade visual – o que é

Ter uma composição visual bem definida é importante não somente para as pessoas em sociedade, mas também para marca e negócios como um todo.

Afinal, como seu negócio será reconhecido sem uma imagem?

Assim, isso deve ser vista como uma prioridade; e quando você trabalha bem nela, fica muito mais fácil o processo de encantamento e conversão por parte dos seus clientes.

Logo, a identidade visual no design é:

  • Uma construção de diversos elementos visuais e gráficos disponíveis por desenvolver uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e como ela vê a sociedade e mundo.

Desse modo, a sua marca é reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão como um todo.

E não pense que o conjunto de elementos que forma a identidade  se resume a um mero cartão de visitas para atrair possíveis clientes de modo esteticamente superficial.

É muito além que isso!

A composição visual de sua marca deve ser pensada basicamente como a “personalidade” dela sintetizado e exposta ao mundo.

Por isso, o quanto mais você caprichar na identidade visual de sua marca, mais ela se destaca no dia a dia do seu consumidor.

Tem marcas que desenvolvem tão bem suas identidades visuais a ponto de serem reconhecidas somente por suas cores.

E os alguns dos elementos principais que compõem a criação de uma identidade visual são:

  • Tipografia.
  • Logotipos
  • Materiais de divulgação (outdoors, flyers, etc.).
  • Paleta de cores.
  • E também elementos das redes sociais como avatar, imagens dos posts e a capa.

E qual a importância visual no design?

E qual a importância visual no design?

A identidade visual leva ao valor e reconhecimento de sua marca e quanto maior é a presença dos elementos dela na vida de alguém, maior é a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos serviços e produtos que seu negócio oferece.

Com o tempo, a identidade visual de sua marca ganha um espaço reservado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha em algo praticamente automático.

Portanto, uma identidade visual é responsável por FORTE sentimento de confiança, de identificação, pertencimento e engajamento em relação à sua marca.

Ah e não se esqueça! Quando criar sua marca, trate de registrá-la acessando este link.

Agora que você sabe o que é identidade visual e sua importância no design, faça uma análise sobre como está a da sua empresa e se ainda não tem é hora de pensar sério a respeito.

Um forte abraço.

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Felipe Cardozo

Fundador do MX e desenvolveu diversos cursos para o portal. Além disso, também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser e compartilhar imediatamente tudo que aprende!