Inbound Marketing e Outbound Marketing – conheça as principais diferenças

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Certamente você já deve ter ouvido um certo zum zum zum sobre esses dois temas centrais, hãn? Inbound Marketing ou Outbound Marketing, qual o melhor dos dois e quais as diferenças entre eles?

Essas são perguntas comuns para toda empresa que usa o marketing digital para auxiliar as vendas e negócios!

Inbound Marketing – Colocar a isca e pescar clientes na rede!

Isso é o que o inbound faz. Sendo assim, uma estratégia de marketing digital que visa construir relacionamentos sólidos e eficazes com os clientes.

Os principais objetivos do inbound é atrair e fidelizar, mostrando os reais valores do negócio e de suas ofertas, independentemente de quais sejam os produtos ou serviços.

A ideia principal é despertar a atenção do cliente e fazê-lo ter desejo de comprar. Nesse caso, a empresa não vai atrás do cliente, tentando empurrar seus serviços ou produtos, mas sim a clientela vem até a empresa, por meio de mecanismos de atrações mais envolventes.

Essa atração vem através de conteúdos de qualidade, que tanto sabem quebrar objeções, como induzem os clientes de maneira sutil e ao mesmo tempo hipnótico, fazendo com que comecem a ter o desejo pela marca, até o ponto em que compram, porque todos os valores mais importantes da oferta dos produtos e serviços já foram impregnados na mente do cliente e assim, ele passa o cartão, faz o pagamento e o relacionamento de fidelização fica muito mais fácil e lucrativo.

Logicamente para que tudo isso ocorra é preciso ter textos persuasivos, que saibam conectar a dor e necessidades da persona, sendo que a solução estará nas ofertas disponibilizadas.

Ter uma empresa de marketing digital com profissionais especialistas nessas áreas para ajudar os seus negócios alcançarem todo desempenho que precisam!

Como se faz Inbound Marketing?

  • Artigos em blog.
  • Cartas de vendas.
  • Landing pages
  • E-mails marketing.
  • Posts para redes sociais.
  • E-books.
  • Dentre outros.

Outbound Marketing: coloque a linha e puxe com força!

Inbound Marketing vs Outbound Marketing

Na comunicação do Outbound Marketing, existem campanhas de marketing com a linha do tradicional, por isso considerado por muitos como o marketing antigo, a linha de vendas é bem direta e não se preocupa em fazer relacionamentos, somente com a venda propriamente dita.

Alguns tipos de métodos usados no Inbound Marketing:

  • Anúncios no meio das informações em sites: banners, pop up pulando na frente do seu computador com ofertas massivas ou com ofertas com tempo reduzido, exemplo: 70% de desconto até x horas de hoje!

Quer ver um método simples de entender sobre o Outbound Marketing? Confira as propagandas na televisão: Oferta Imbatível, tempo limitado, promoção até x dia ou enquanto durar o estoque.

Anúncios patrocinados que se repetem muito ou que aparecem muito nas mídias são considerados como fórmula do Outbound Marketing. Anúncios por vídeo também entra nesse processo de divulgação de marca ou empresa.

Inclusive, recentemente uma empresa ganhou muito “falatório” por causa de sua forma de anunciar. Ela usou uma pessoa (não se sabe se atriz ou de fato uma pessoa com o case de sucesso real), mostrando como a pessoa conseguiu faturar tão alto em tão pouco tempo e com tão pouca idade! Sim, estou falando sobre o Caso Bettina.

Muita repercussão houve, inclusive negativa, então esse é um formato que deve ser bem avaliado, pois pode incomodar e até afastar os clientes, em vez de conquistá-los!

Vale a pena considerar as opções e atuar com o que atrai mais e segundo algumas análises, a conquista com foco no Inbound Marketing, por não ser chata, nem massiva e tampouco intrusiva, conquista, fideliza e traz mais lucros!

Viu que legal? E então, que tal começar a ter excelentes desempenhos com seu marketing digital, usando de maneira certa os dois tipos de estratégias, mas de forma equilibrada e eficaz?

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Felipe Cardozo

Fundador do MX e desenvolveu diversos cursos para o portal. Além disso, também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser e compartilhar imediatamente tudo que aprende!