As pessoas não consomem o conteúdo que produzo. Minha marca tem pouco reconhecimento. Meu consumidor não engaja com minha marca, etc e etc. Essas situações ou outras semelhantes estão acontecendo com você?
Muitos profissionais liberais e empreendedores, infelizmente, ainda não entendem o poder que o marketing de conteúdo tem para fazer seus negócios alavancarem ou ainda acreditam que essa estratégia não possa ser usada por quem não vende produtos digitais.
A verdade é que, o marketing de conteúdo não só pode, mas deve ser utilizado nas mais diversas atuações, profissões e nichos de mercado.
E para te ajudar a aplicar essa estratégia em seu negócio, vamos explicar para você o que é e como fazer marketing de conteúdo para seus consumidores passarem a enxergar valor no conteúdo que você está oferecendo, se engajarem com sua marca e como consequência, concretizarem um compra.
Vamos lá?
Marketing de conteúdo – o que é
Marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdos relevantes ou de impacto extremamente significativo e positivo no seu público-alvo.
Através desse tipo de produção é possível ENVOLVER, ATRAIR e ESTIMULAR ação do seu cliente.
Tal ação pode não ser uma venda efetivada, mas também:
- Download de algum dos seus materiais.
- O preenchimento de um cadastro.
- Um compartilhamento do seu conteúdo, etc.
Fato é que empreendedores e empresas que fazem marketing de conteúdo corretamente e de qualidade conseguem também entreter, informar e educar o seu público.
E como fazer Marketing de Conteúdo?
A princípio pode parecer bastante simples colocar em prática o marketing de conteúdo, na verdade, isso exige muita determinação, foco e atenção.
Para fazer marketing de conteúdo de qualidade e que tenha o poder de alavancar seu negócio é importante planejar antecipadamente e corretamente todos os conteúdos que você precisa fazer, definir objetivos para cada um deles, entre outras.
E existem diversos tipos de conteúdos que você pode produzir, tanto para o seu blog empresarial quanto para o seu blog pessoal.
É você quem escolhe quais conteúdos e qual estratégia deseja utilizar, mas é importante que tenha noção do que cada um desses elementos exige em termos de dedicação e esforço.
Veja a seguir alguns tipos de conteúdos fantásticos que você pode produzir com base em uma estratégia de marketing de conteúdo:
- E-books.
- Blog de conteúdo.
- Webinários.
- Landing pages.
- Infográficos.
- Email marketing.
- Podcasts.
- Redes sociais.
- Templates, etc.
Como você pode notar pela lista, há muito o que fazer quando o assunto é marketing de conteúdo.
Porém você deve definir uma estratégia para cada um desses conteúdos, pois não basta produzir um texto no seu blog, fazer um post no facebook ou publicar um vídeo.
Você precisa entender como cada uma dessas modalidades de conteúdos funciona, como divulgar, onde divulgar e, acima de tudo, como amplificar sua mensagem para que ela alcance o maior número de pessoas possível dentro do seu nicho.
Mas preste atenção nisso – tenha um blog bem estruturado, com um bom SEO e um conteúdo realmente relevante para poder gerar tráfego e, dessa forma, atrair potenciais novos clientes para o seu negócio.
Outro ponto que merece atenção quando o tema é como fazer marketing de conteúdo é – CONSISTÊNCIA.
Ter consistência é essencial porque ela cria uma rotina junto dos seus leitores
É você que decide como prefere publicar novos conteúdos, tendo consideração que você deve conseguir realizar essa tarefa de marketing de conteúdo sem comprometer sua agenda.
E não se esqueça de interagir com as pessoas
Essa interação gera maior confiança em você e no seu trabalho, e isso naturalmente geram maior interação e por aí adiante.
Então a dica é:
- Relacione-se com as pessoas. Isso é essencial para o crescimento do seu negócio!
E, por último, meça os seus indicadores chave de performance
O impacto dos seus conteúdos e de suas ações vai te proporcionar uma visão holística sobre de que modo você pode melhorar os conteúdos que você partilha em sua plataforma de trabalho.
Agora que você sabe mais sobre como fazer marketing de conteúdo, é o momento de elaborar um plano de ação e começar a trabalhar melhor suas estratégias de comunicação.
Fale conosco que vamos te ajudar a se destacar neste mercado!
Um forte abraço.