O que faz um profissional de Social Media?

COMPARTILHE ESTE POST

5/5 - (1 vote)

As mídias sociais se tornaram veículos de comunicação bastante relevantes para as áreas de conteúdo e vendas, o que as fez crescerem em pouco tempo.

Além disso, elas não são mais utilizadas apenas por lazer.

Agora elas fazem um grande sucesso entre as empresas que querem promover seus produtos/serviços de forma prática.

E a pouco tempo funcionavam mais como ferramentas para otimizar a divulgação, mas atualmente as mídias sociais são consideradas estratégias fundamentais.

Sem contar que a maioria das delas permitem que você as utilize sem nenhuma despesa extra; assim, para se destacar você deve focar no desenvolvimento de conteúdos e no seu público-alvo.

É nesse ponto que entra o profissional de social media que é o responsável por fazer a gestão das mídias sociais de acordo com a estratégia do cliente ou da empresa.

Mas, o que mais faz um profissional de Social Media?

Mas, o que mais faz um profissional de Social Media?

As responsabilidades de um social media são divididas conforme as áreas dessa profissão:

  • Assistente de social media – criar, postar, gerar relatórios, responder mensagens e comentários, impulsionar conteúdos, fazer análises, redigir posts e acompanhar o desenvolvimento da marca nas mídias sociais.
  • Analista de social media (Junior, Pleno e Sênior) – realiza pesquisas de ideias e temas interessantes para conteúdos, criar planejamento de postagens com horários e frequência, entende sobre a persona da marca, analisa, monitora métricas, observa a concorrência, otimiza o perfil da página e sempre está elaborando estratégias para atrair e engajar novos consumidores.
  • Coordenador de social media – administra orçamentos das campanhas, coordena conteúdos produzidos, participa da gestão e planejamento de mídia, participa do desenvolvimento das estratégias de ações.

Resumidamente, o papel de um profissional social media envolve o planejamento e o acompanhamento dos esforços realizados para e nas mídias sociais.

E como deve ser o perfil e características desse profissional?

E como deve ser o perfil e características desse profissional?

Uma das características mais importantes de um social media é a criatividade.

Entretanto, enquanto profissional de social media você deve também deve saber analisar sua audiência e interpretar dados.

Ademais, um profissional das mídias sociais deve dominar as plataformas mais usadas como:

  • Instagram.
  • Facebook.
  • Youtube.
  • LinkedIn, etc.

Isso significa que esse profissional vai trabalhar em todas as redes sociais?

Não.

O profissional de social media deve ter visão e identificar em quais redes sociais sua marca deve estar.

Por exemplo, dependendo do produto/serviço que sua marca oferece, pode ser melhor estar no Instagram. Para outros nichos a melhor proposta seria o Twitter ou Youtube.

Ou seja, tudo depende de cada marca; e esse é mais um dos motivos pelos quais a profissão de social media vem crescendo no Brasil e no mundo.

Conhecimentos em ferramentas de monitoramento e conteúdo, Power Point, Facebook Ads, Google Adword e Excel complementam a lista dos requisitos básicos para ser um profissional de social media.

Entendeu?

Por isso que você encontra empresas/empreendedores que dominam essa área e estão conquistando cada vez mais o público.

Portanto, agora que você sabe o que faz um profissional de social media saiba também que essa é uma das profissões mais procuradas pelas empresas atualmente.

O mercado está aquecido; mas para você ter sucesso com um profissional de social media é preciso que ele tenha conhecimentos mais profundos do que somente conhecer superficialmente as mídias sociais.

E você? Já experimentou trabalhar com um profissional de social media?

Estamos aqui para te ajudar. Entre em contato!

Um forte abraço.

APRENDA TRÁFEGO PAGO

Aprimore suas habilidades em anúncios digitais com o meu curso completo de MetaAds e Google Ads! Domine as estratégias essenciais, desde o básico até o avançado, e transforme seu conhecimento em resultados reais. Inscreva-se agora e comece a criar campanhas eficazes que geram impacto e impulsionam seu sucesso online. Não perca essa oportunidade de se tornar um especialista em publicidade digital!

Picture of Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Fundador do MX e desenvolveu diversos cursos para o portal. Além disso, também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser e compartilhar imediatamente tudo que aprende!