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Texto publicitário – qual sua importância?

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Toda empresa deseja atrair e conquistar clientes; não é mesmo? E o seu negócio? Como está indo nesse quesito?

Por vezes, essa pode ser uma tarefa complicada que exige bastante empenho de você, enquanto empreendedor, e dos colaboradores da empresa.

Para esse processo se tornar mais fácil é extremamente importante executar efetivas ações de marketing que vão contribuir para a divulgação e para a exposição da sua marca.

Na ponta desse processo está o texto publicitário cujo objetivo de sua linguagem é convencer o leitor, criar uma atitude favorável ao produto ou serviço que você está oferecendo.

Tal linguagem é centrada no receptor ou destinatário da mensagem.

Entendeu?

Continue esta leitura para você compreender melhor a importância do texto publicitário para a sua estratégia de marketing digital e na influencia da escolha das melhores ações para o seu negócio.

Acompanhe!

Texto publicitário – o que é

Texto publicitário – o que é

Em linhas gerais, texto  é uma produção textual que tem como finalidade chamar a atenção de uma determinada parcela de consumidores, ou potenciais consumidores, conhecidos como público-alvo.

Seja na internet ou no impresso, qualquer tipo de texto publicitário necessita de uma preparação correta para você obter um bom resultado.

Assim, a textualização publicitária utiliza a criatividade para seduzir o seu consumidor e para entendê-la, ou construí-la, muitas vezes é preciso que você consiga “ler” aquilo que está escrito, entendendo as referências que a publicidade faz.

E este é um dos pontos fundamentais para um redator fazer conteúdo de qualidade – a CRIATIVIDADE.

A criatividade deve estar além dele mesmo, ele precisa ter um pensamento crítico sobre o que ele mesmo está produzindo e se imaginar sendo um consumidor.

Dessa forma, independente do modelo de peça que será criada, o texto publicitário é um elemento-chave de grande importância para você desenvolver um trabalho de maior amplitude – todo o processo de divulgação de empresas e marcas.

Textos publicitários estão em todas as mídias de propaganda

Você pode encontrá-los em:

  • Banners.
  • Anúncios em revistas e jornais.
  • Folders.
  • Outdoors.
  • Flyers.
  • Blogs e sites.
  • Artes e postagens nas redes sociais, etc.

No entanto, somente após a definição de um objetivo e a identificação de qual público atingir é que uma campanha de marketing deve de fato ser iniciada.

A partir de então, o redator publicitário conduz as pesquisas e elabora um conceito que vai orientar todo o processo de divulgação.

E para que seus textos  tenham o resultado que você espera é necessário que fique atento(a) a determinados quesitos imprescindíveis para a aplicação da técnica e algumas características do texto publicitário:

  • Clareza – para as pessoas entenderem a mensagem.
  • Concisão – em que o escritor consegue falar muito usando poucas palavras.
  • Linguagem – deve ser direta e acessível, simples e de fácil entendimento. Por exemplo, o texto de uma loja de brinquedos não pode possuir palavras difíceis, pois precisa ter uma linguagem fácil e acessível para as crianças entenderem.
  • Interesse – o conteúdoprecisa chamar a atenção já no título em um curto espaço de tempo.
  • Proximidade – conhecer o seu público-alvo para colocar os elementos publicitários certos de forma a aproximá-lo da marca.
  • Persuasão – deve ser bem trabalhada, pois é isso que diferencia os bons textos para os “apenas” textos.

É importante você saber também que um texto para publicidade geralmente vem acompanhado de artes e trabalhos gráficos que são feitos pelo designer; por isso é importante você saber trabalhar em equipe para não criar uma campanha ruim e não perder boas ideias, o que vai acabar prejudicando sua campanha de marketing.

É no diálogo e na interação com os profissionais que trabalham na campanha, ou que possam acrescentar algo positivo ao trabalho, que está o equilíbrio.

Assim, um bom texto é um texto que tem o grande potencial de atrair, conquistar e convencer as pessoas a adquirir o produto ou serviço que você tem a oferecer.

O profissional que se dispõe a atuar nesta área precisa ter o domínio de técnicas importantes e fazer bem o uso de uma boa Copy e Storytelling, além de saber diluir bem o conteúdo dentro do corpo do texto de forma que o leitor sinta-se confortável com o conteúdo, criando assim uma excelente estrutura do texto publicitário prendendo assim a atenção do leitor.

Os textos publicitários podem e devem ter boa fluidez e em muitas vezes ser bastante concisos.  Em muitos casos você pode e deve fazer uso da objetividade e eficácia ao passar ao seu leitor o conteúdo que deseja.

Em casos de projetos que envolva determinado produto, você deve ter clareza ao informar as suas características e onde aquele produto poderá sanar as necessidades do leitor. Criar reviews, por exemplo, é uma ótima opção nesses casos e incluir depoimentos de clientes é a cereja do bolo, criando assim um efeito surpresa em seu leitor, já que você acaba entregando mais valor à marca ou produto em questão e ainda surpreende seu público, criando assim duas vertentes: entregando conteúdo qualificado e oferecendo informações ricas e detalhadas..

Portanto, aí está a importância de um texto publicitário. Ao executar essa técnica de forma espetacular você certamente vai levar o seu negócio a um patamar muito melhor.

E você já experimentou utilizar textos publicitários em suas campanhas de marketing?

Fale conosco que vamos te ajudar a se destacar neste mercado!

Um forte abraço.

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Felipe Cardozo

Felipe Cardozo

Fundador do MX e desenvolveu diversos cursos para o portal. Além disso, também é publicitário e criador do MX Masters e Video Aulas Brasil, ama tecnologia e como filho de pais professores, não poderia deixar de ser e compartilhar imediatamente tudo que aprende!